26 de fev. de 2011

ESSÊNCIA DA DOUTRINA

029

A clareza da Doutrina Espírita não esta em formas ritualísticas e dogmáticas e como não foi concepção ou arte do pensamento humano, é natural a estranheza que muitos devotam e procuram ridicularizar.

E fato que a Doutrina hoje se consagra em três grandes patamares do pensamento humano: Religião, Filosofia e Ciência; somente que apoiada nestes três patamares a Doutrina não complica, esclarece, convida ao raciocínio e promove debates edificantes no soerguimento da moral e evolução do ser. Sua essência mesmo e clara é objetiva, sem subterfugio indo direto ao amago da questão na busca de sua elucidação.

E obvio que para muitos ainda a questão da continuidade da vida, a reencarnação e a vida espiritual sejam contextos meramente utópico ou contraditórios, pelo simples fato de que o ser ainda apegado ao imediatismo e aos gozos da matéria ainda tenha a visão estreita e não consiga ver um pouco além do que se chama presente ou hoje. Porém, sendo a Doutrina de essência clara e lógica, seu apoio será sempre o Racional, onde nenhum argumento ou razão contraria contradirá ou perturbara seus ensinos.

Outro fato da essência da Doutrina é a sua adaptação e desenvoltura em todas etapas da evolução do ser, aclarando o que parecia incógnito e trazendo a luz novas concepções de acordo com o amadurecimento moral e intelectual. O que comprava que a Doutrina Espirita, mesmo sendo uma Doutrina Espiritualista, nunca teve um começo no pensamento da razão humana como demonstra que nunca terá um fim em seus postulados. Outra característica que faz da Doutrina uma essência mais Cristã é o fato de que ela pode abrigar em seu seio  membros de diversas outras escolas religiosas sem se impor, ordenar ou pedir.

Como a essência da Doutrina e clara, objetiva, lógica e racional atua então como uma casa de portas e janelas abertas onde Cristo não precisa bater e nem pedir para entrar recebendo a todos de coração aberto em nome do Amor e da Caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário